Performance: basicamente o significado de performance é o resultado obtido a partir de uma exibição em público seja em forma de dança, de maneira atlética, por teste, entre outros.
Parkour: Parkour, também chamado de PK, ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses. Além de ser uma atividade física, é também uma arte e disciplina que se assemelha as artes marciais. Para a prática é importante estar com:
- Uma calça leve
- Camisete leve
- Calçado macio e com sola reta
Deriva: é o ato de andar pelo espaço urbano, mas de uma forma livre e sem planejamento. O caminhar é direcionando somente pelas impressões e emoções causadas no indivíduo pelo espaço que o rodeia, o que é entendido pela psicogeografia como um meio de se descobrir a paisagem urbana e experimentar novas impressões (a psicogeografia é o ramo da ciência que estuda especificamente os efeitos, conscientes ou não, do espaço sobre o comportamento e as emoções do indivíduo). A deriva é vista, também, como algo necessário para a libertação da monotonia gerada pelo capitalismo profundo e avançado e sua rotina estritamente definida, através da oportunidade da experiência de novas percepções através do espaço urbano.
Flaneur: Flanêur é uma palavra do francês que pode ser traduzida como ''perambular'' e usada para se referir a homens com um certo comportamento peculiar. Esse estilo de vida foi assim chamado pelo poeta Charles Baudelaire. Flanar é vagar pelas ruas não simplesmente caminhando, é andar observando tudo à volta. O flanêur é um amante das ruas que repara em detalhes que para outros cidadão passam despercebidos. Ele valoriza objetos, lugares, pessoas que o observador comum já não repara, por fazerem parte de uma rotina. Ele é simplesmente uma pessoa que vê o mundo com olhos diferentes da maioria da população, a sua visão é com riqueza de detalhes, e detalhes nas coisas mais simples. O flâneur surge como consequência da vida moderna e da expansão urbana do século XIX, influência do planejamento das cidades, a nova arquitetura e o urbanismo, que o conduzem pelas ruas.
Flash mob em Liverpool |
Nenhum comentário:
Postar um comentário